segunda-feira, 13 de junho de 2011

Especializações

            Neste final de semana, os escoteiros e sêniors fizeram mais uma especialização. Desta vez a oficina foi sobre jornalismo. Na atividade, o grupo produziu uma matéria sobre um tema sorteado. Os escoteiros foram dividos em cinco grupos cada um com um assunto diferente para abordar. Abaixo segue os textos produzidos pelos escoteiros e sênior:

Escoteiros e sêniors realizam especialidades

Hoje na sede do grupo Escoteiro Xapecó a tropa sênior e a tropa escoteira estão realizando a especialidade de jornalismo.
O objetivo: fazer a cobertura do evento que esta acontecendo hoje na sede.
Hoje na sede do grupo, os escoteiros e sêniors do grupo, estão realizando a especialidade de jornalismo, com supervisão do estudante Vinicius Farfus. A seguir algumas entrevistas com os participantes sobre o que eles estão achando da atividade.
- Entrevistador: o que você esta achando da atividade de hoje?
- Chefe Denis: “Estou achando a atividade bem produtiva, apesar das duvidas. As pessoas ficaram bem animadas com a especialidade, principalmente o momento das fotografias, creio que vai sair ótimas redações e futuros jornalistas”.
- Entrevistador: por que você acha esta atividade importante?
- Karen:” Esta atividade é importante, pois nela ocorre a interação das crianças e adolescentes, com este tipo de trabalho, preparando-os para poder enfrentar futuramente uma atividade como essa”.
- Entrevistador: O que você aprendeu com esta atividade?
- João: “Aprendi que a gente deve-se importar com o jornalismo de hoje e praticar se possível.”
Por, patrulha Touro. Amanda, Gabriela, Luiz, Guilherme e Marco.


Escopíadas 2011

A escopíada foi realizada nos dias 28 e 29 de maio em Campos Novos. O Grupo Escoteiro Xapecó reuniu 11 escoteiros, 9 lobinhos e 3 sêniors, que participaram das seguintes modalidades: dominó, Iron man, futsal, tavezinha, corrida de biga, corrida de saco, peteca, espirobol, vôlei de areia, vôlei de lençol, entre outros.
Os lobinhos conquistaram a primeira colocação na modalidade de vôlei de areia e a guia Andrieli Andrieli também conquistou sua medalha de ouro com a equipe Aquilá mostrando que trabalhos em equipe podemos chegar lá.  Alem da modalidades, houve também as especialidades de artesanato,ciclismo, primeiros socorros, entre outras.
A escopiada foi criada com objetivo de competição entre os grupos e trabalho em equipe. Este evento trouxe a nos aprendizado de que devemos correr atrás do que queremos conquistas.
Esta reportagem foi produzida através das entrevistas da escoteira Elen e do escoteiro Luiz Carlos.
Por, Ana Maria, Mariana, Poliana, Rubens e Elen


                Muteco escoteiro

No muteco do dia 04 de maio de 201 no local da praça Calu II, participaram os grupos Escoteiro Xapecó e o grupo Escoteiro Evangélico Múria, com a limpeza da praça Calu II deixou um lugar mais agradável.
Depois de uma semana foi feito especialização de “jornalismo” e a patrulha Xapecó e a patrulha Puma entrevistou varias pessoas do grupo escoteiro Xapecó, algumas pessoas foram entrevistadas, como a chefe Kellyn, que falou. “Acho muito importante para a conscientização da natureza no meio ambiente na preservação da praça e não devemos jogar lixo na natureza, pois é a nossa segunda casa e devemos cuidar com muito carinho. Foi encontrado muito lixo.”
Por: Carlos, Eduardo de Almeida, Eduardo Matte, Nicolas, Nicolas Hen. Patrulha Puma.


            Grupo Escoteiro Xapecó (G.E.X.)

Sua fundação aconteceu no dia 28 de junho de 1997, com o propósito de acolher crianças, jovens e adultos no movimento escoteiro. A idéia já vinha surgindo no ano de 1996, com o envio do pedido de autorização provisória a União dos Escoteiros do Brasil (U.E.B.) em 21 de outubro de 1996. Com esta autorização, concedida em 05 de abril de 1997, conseguiu-se uma sede provisória no 2º Batalhão da Polícia Militar.
                O nome escolhido foi Xapecó, com “X” por ser uma palavra indígena, que quer dizer ou designar “o lugar onde se avista o caminho da roça”. Tendo em vista que este “lugar alto” é onde hoje se encontra a cidade de Chapecó, os fundadores tiveram como objetivo homenagear os indígenas da região. A cor escolhida para o lenço foi verde “abacate”, com detalhes em branco, pois o verde representa natureza, as matas e a produção agrícola da região. O verde e branco também são as cores oficiais do município.
                A novo local para atividades localizado no bairro Palmital, cedido pela prefeitura Municipal de Chapecó,teve sua construção em local próprio para atividades, realizada através de doações e atividades para arrecadar fundos.
                O primeiro presidente do G.E.X. foi Armelindo dos Passos (1997 à 1999), durante este período cinco pessoas assumiram o cargo. O atual Presidente é Jandrei Bohn que preside desde 2010.
                Hoje suas atividades são realizadas nesta mesma sede, com reuniões aos sábados a tarde. Os ramos de atividade são: Lobinho (7 à 10 anos), Escoteiro (10 à 14 anos) e Sênior (14 à 18 anos).


   Aniversário do grupo Escoteiro Xapecó

- O grupo Escoteiro Xapecó foi fundado em 28 de agosto de 1997.
- Até hoje o grupo teve sete diferentes presidentes, sendo o primeiro Armelindo dos Possos e o atual Jandrei Bohn.
-No ano de 2011, o grupo Escoteiro Xapecó vai completar 14 anos.
- Alexandre, integrante do grupo desde 2007, disse: “desde o começo, o grupo vem atraindo os mais diferentes tipos de jovens. O escoteirismo é mais do que fazer o jogos, é o espírito de equipe, liderança e amizade”
Emanuelle, Alexandre, Feliph e Douglas

Um comentário: