sexta-feira, 3 de outubro de 2014

GPR - Grande Premio de Rolimam

É neste final de semana!!!

Você já preparou seu rolimã? Sua máquina já está a mil?
Vejam os prêmios nas fotos. Tem seis prêmios para os lobos (3 para cada alcateia), 3 para os escoteiros, dois para os sênior e um para categoria adulto. Vamos encarar?
Então vamos lá para as Reservas do Pinhais sábado curtirmos nosso III - GPR – Grande Prêmio de Rolimã.
Mas não esqueçam de levar também suas pipas, pandorgas, papagaio, bidê e/ou muito outros.
Também os Sênior estão preparando uma pista “radical” para os atletas das magrelas, não esqueça de levar sua bicicleta, pois terá modalidades para todas as categoria.
Então nos encontramos sábado, dia 04/10/14 lá no loteamento Reservas dos Pinhais.








quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ampliação Sede GEXA


 
Dia 22/09/2014 foi finalizada a cobertura do novo barracão.  Um importante passo para atender as 81 crianças e jovens associados ao Grupo Escoteiro Xapecó.
“Um projeto que iniciou a 10 anos, quando foi construído o primeiro barracão, deu seu segundo passo. Com o apoio de toda a família escoteira, seções, pais e simpatizantes, logo teremos iniciado as obras da parte dos fundos, nosso terceiro passo, com nova cozinha, banheiros e espaço para as alcateias”. Relata emocionado o Diretor Presidente Narcizo Saffério Giraldi.



A inauguração ou teste será neste final de semana, com a realização do 16° Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária – MutCom, com o tema “viver a melhor idade”. Convide um amigo da 3ª idade para vir se divertir conosco vivendo uma tarde como escoteiro.
DISTINTIVO DO MUTCOM
 
Abraços,
 
Sônia Mara


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Curso Básico em Chapeco



“Neste final de semana, recebemos 73 adultos voluntários do Movimento Escoteiro do Oeste Catarinense, para participar de Curso em Chapecó. Estee foi o Curso Básico, segundo curso de formação para adultos que trabalham em seus Grupos Escoteiros de origem. O curso aconteceu nas depedências da UNOCHAPECÓ, Universidade Comunitária Regional de Chapecó. 

O curso é oferecido pela UEB-SC – União Escoteira do Brasil Região de Santa Catarina, representada na abertura pelo Diretor Presidente Nadir Antonio Mussio, e é dividido por ramos de atuação.

Tivemos 22 Chefes de Lobinhos, que atendem crianças de 7 a 10 anos. 23 Chefes Escoteiros que trabalham com escoteiros de 11 a 14 anos, 16 Chefes Sênior que trabalham com jovens seniores e guias de 15 a 17 anos e 12 Dirigentes que são adultos que ocupam funções de Diretores em seus Grupos Escoteiro. 

Os facilitadores Janice Coutinho, de Florianópolis dirigiu o curso do Ramo Lobinho, Sônia Mara Liotto de Chapecó dirigiu o curso do Ramo Escoteiro, Leandro Giacomello de Iporã do Oeste dirigiu o Ramo Sênior e Narcizo Saffério Giraldi de Chapecó dirigiu o curso para Dirigentes. Tivemos ainda a participação de Rosania de Souza (Rose) de Itajaí, Eliana Buss de Palmitos, João Paulo e Joseane Probst de São Miguel do Oeste, Vitor Grisang de Iporã do Oeste, Roberto Basso de Chapeco, Saulo Bazzi  e Lara Popov Bazzi de Chapecó,  Jandrei Bonh de Chapecó e  Liziane Bruxel de Maravilha que auxiliaram para a realização destes cursos. 

Nosso muito obrigado a essas 83 pessoas voluntárias que deixaram suas famílias, seus amigos e seu lazer neste belo final de semana para se prepararem um pouco mais e se dedicar para tornar esse mundo um pouco melhor do que, quando aqui chegaram, como dizia B-P. Nosso muito obrigado também a Edinéia Cassiano da “Multi Cantina – Camida Caseira que além de cursante, também se desdobrou para atender (e muito bem) a todos os cursantes para servir os coffee break de sábado e domingo.”

 Abraço

Narcizo

domingo, 17 de agosto de 2014

GRUPO PADRÃO: O QUE È?


A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades
Escoteiras Locais que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Avaliação de Atividades.
 
O Grupo Escoteiro Xapeco/86 conquistou o OURO no Grupo Padrão pelo segundo ano consecutivo. Em 2014 somente quatro Grupos Escoteiros em Santa Catarina tiveram este privilégio, graças a dedicação de todos os membros juvenis, pais, chefia e diretoria.


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Macarronada com 1° Festival Show de Talentos

Foi realizada no último final de semana nossa tradicional Macarronada de Dia dos Pais.
Este ano realizada, de forma inédita, no CTG Quero-Quero, que preparou uma deliciosa janta e com atendimento exemplar.
Na oportunidade foi realizado o 1° Festival Show de Talendos do Grupo Escoteiro Xapecó, onde cada seção preparou uma apresentação especial:
“Parabéns aos nossos talentos, continuem se dedicando e se preparando, pois nosso festival foi um sucesso e com certeza teremos novas edições!” comentou a Diretora Técnica Sônia Mara Liotto.
A Diretoria agradece o esforço de todos os membros do Grupo Escoteiro em participar e fazer a venda das jantas. Os recursos arrecadados serão destinados a ampliação de nossa sede, que já está em andamento, confiram.
 Agradecemos também aos amigos e convidados, que sempre prestigiam e tornam especiais nossos eventos!
Informamos que o Ganhador do Vôo Panorâmico, foi o Sr. Mario Henrique Chaise. O número foi vendido pela Escoteira Gabrieli Malinski Stempcosqui que ganhou uma bola oferecida pela Stam Fechaduras e Cadeados. Parabéns aos ganhadores!! Foram vendidos 1560 números. Agradecemos a dedicação de todas as famílias que não mediram esforços em dar sua contribuição nessa ação, demostrando a gratidão e reconhecimento do trabalho voluntário realizado pela Chefia, pois o valor arrecadado com a ação entre amigos será destinada a compra de Camisas da Vestimenta Escoteira para a Chefia do Grupo Escoteiro. Também tivemos uma Torta oferecida pela Panificadora Confeitos da Nice que foi a leilão e arrematado por RS 35,00. Tivemos ainda três rodadas de bingo com diversos prêmios.
Juntos Somos Fortes!
Sempre Alerta!
A Diretoria

Alcateia Raksha: apresentou uma dança com coreografia da canção Stodola.
Alcateia Bagheera: encenou a peça Irmãos de Mowgli.

 Tropa Escoteira: realizou um exercício de confiança e trabalho em equipe.
 Tropa Sênior: apresentou uma esquete bem humorada.


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

AVISO AOS PAIS: Sobre Macarronada

Informamos aos pais que tivemos somente 23 mesas devolvidas para festejar o Dia dos Pais com a Família Escoteira no CTG. Como o último prazo para acerto das mesas e/ou ingressos encerrou dia 02/08, no sábado, a diretoria considerou que os que não nos procuraram ficaram ou venderam as duas mesas. Se alguém teve algum problema ou esqueceu a devolução, dilatamos o prazo até amanhã, terça-feira para entrar em contato, pelo fone 3323.9444 Chefe Sônia/Chefe Narcizo, caso contrário a diretoria vai confirmar como vendido.
Precisamos confirmar até quarta-feira, dia 06/08/14, para o CTG o total de ingressos vendidos para eles se prepararem para o jantar, portanto se alguma família precisar de mais mesas ou ingressos entre em contato com Narcizo/Sônia ou com Chefe Marta 3324.0494 (a noite) para reservar seu ingresso até quarta-feira às 20:00h.

Diretoria GEXA


quinta-feira, 31 de julho de 2014

Conheça o ramo Lobinho "Alcateia"

Ramo Lobinho "Alcatéia"

A Alcatéia é o ramo escoteiro em que ficam crianças de 07 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos, a parte em que a criança aprende viver junto com outras pessoas. Na Alcatéia a criança aprende e se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo".
A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe é chamado de Akelá e seus assistentes são chamados Baloo, Baguera, Kaa, Chill ou outros nomes representados no "Livro da Jângal".
A Alcatéia é dividida em matilhas identificadas por cores, cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizados trabalho e jogos, mas isso não é o mesmo que o sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.
O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de Primo, auxiliado pelo Segundo Primo. Os Primos são escolhidos pelo Akelá, enquanto os segundos primos são escolhidos pelos outros lobinhos.
Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de fazer a "trilha" para se adaptar na futura tropa, o Lobinho passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.

Chefia da Alcatéia


  • Amarela


  • Vermelha

  • Cinza

  • Branca


História do Lobismo

Na edição original do livro "Escotismo para Rapazes", Baden Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como consequência disso as tropas tinham meninos cujas idades variavam entre 9 a 18 anos.
As coisas, no entanto, não eram tão simples assim! Imediatamente levantaram-se agudas e persistentes vozes dos meninos que eram muito pequenos para serem escoteiros, irmãos menores, que não estavam na faixa etária da "diversão" organizada no princípio do século, queriam entrar na brincadeira e não podiam esperar mais.
Os "pequenos" foram tão persistentes, intrometendo-se nas reuniões de Tropa e iniciaram alguns ensaios por volta de 1909.
Os primeiros esforços de trabalhar com meninos menores não obtiveram sucesso. Alguns escoteiros sentiram em receber estas crianças como "Junior Scouts", mas os resultados foram desastrosos. A tropa desestruturou-se, os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiram acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros.
Tomar providências para que o que mais tarde foi chamado "Junior Scouts" (Escoteiros Junior), foi uma tarefa muito árdua para Baden Powell, pois embora ele estivessem receptivo à idéia, teve que tomar precauções para evitar a impressão que seu Movimento estava criando um jardim de infância para escoteiros.
Naturalmente o uniforme era o mais esperado pelos meninos, assim, essa primeira versão do LOBISMO usava chapéu de abas largas, um lenço, uma mochila e um bastão. Eles aprendiam nós simples, sinais de pista, semáforos e noções rudimentares de primeiros socorros. Isto, na verdade, constituía uma versão diluída do Escotismo aplicada por incomodados Assistentes ou Chefes de Tropa.
Não há dúvida de que o pioneiro do nosso ramo foi o Reverendo A.R. Brow, Chefe da Tropa número 1 do Enfield Highway, em Niddlessex, Inglaterra. Foi ele quem em janeiro de 1910, publicou um artigo no "Headquarters Gazette", onde concretamente questionava: O que iremos fazer com os meninos menores de 12 anos?
B.P. teve dupla preocupação, conforme explicou em artigo do "Headquarters Gazette", a primeira era de não exaurir as crianças desta idade com atividades que não estavam além de sua capacidade física; e a segunda era evitar o risco de perturbar os rapazes mais velhos, os quais poderiam se sentir humilhados em terem de executar as mesmas atividades que os mais jovens.
Para esclarecer as suas idéias, escreveu no final do ano de 1913 as primeiras tentativas de denominar os meninos menores e entre as sugestões do chefe estavam os nomes de: Beavers (castores), Wolf Cubs (lobinhos), Cubs (filhotes), Colts (potros) e Trappers (ajudante de caçador). Em suma B.P. preocupava-se que o novo ramo tivesse suas próprias características, não fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.
Depois deste período de experiências e indagações, B.P. solicitou a Percy W. Everett que estudasse o que estava fazendo e que redigisse um esquema provisório. Em novembro de 1913, Everett lhe apresentou um projeto intitulado: Regras para escoteiros menores.
Sobre este manifesto o Chefe demonstrou seu agradecimento ao reverendo Everett, salientando apenas o uso de uma nomenclatura e a distinção necessária pelo uniforme. Segundo B.P. o nome "Lobinho" ou "Cachorro" seria muito adequado especialmente este último para designar os Pata Tenras. Quanto ao uniforme disse que um boné, semelhante ao usado no jogo de criket e um suéter estaria muito de acordo com a elegância e praticidade necessária.
Com mudanças e emendas, em 1914, o Headquarter Gazette publicou o esquema para "Lobinho" ou "Jovem Escoteiro" que não era mais que uma forma modificada de adestramento de escoteiros; incluía uma forma de saudação, um emblema em forma de cabeça de lobo, a promessa simples de servir e cumprir o dever e alguns testes simples adaptados à faixa etária. O clima de guerra imprimia um forte sabor patriótico, com muitas manobras, marchas, saudações a Bandeira e cantar o Hino Nacional.
A publicação desse esquema foi acompanhada da promessa de B.P. de elaborar um Manual próprio para os pequenos o qual abordasse um método com características próprias.
A partir de 1920, Gilwell abriu suas portas para os chefes de lobinhos. O centésimo curso foi elaborado em 1949, pois o número de cursos foi acelerando-se desde cedo.
Em poucos anos, a presa portada com exclusividade pelos Chefes de Lobinhos foi substituída pelas tradicionais contas, igualmente aos Chefes de Tropa.
Manuais de treinamento e guias para lobinhos começaram a ser publicados, como também livros para serem usados pelos próprios lobinhos.
A demanda pelo treinamento cresceu mais que a capacidade de Gilwell. Em 1922, o título de Akelá Líder foi inventado, o que autorizava ao seu usuário a tocar o seu próprio curso na sua cidade, tão rigorosamente nos moldes de Gilwell quanto possível.

Um pouco sobre o Ramo Lobinho

Um pouco sobre o Ramos Lobinho 

A Alcatéia é formada por meninos e meninas de 7 aos 10 anos de idade que pertencem ao Ramo Lobo os quais são chamados de Lobinhos e Lobinhas, quer dizer filhotes de lobos que iniciam seus passos na vida do Povo Livre. Eles não acreditam que sejam animais, mas brincam de sê-lo dentro de um grupo que tem determinada forma e organização. A Força da Alcatéia reside em que seus membros agem como um grupo que toma suas próprias decisões: escuta, respeita e ajuda os outros, cresce e aprende em conjunto, pois o lobo não caça sozinho, é que nem a criança não anda sozinha.
Uma alcatéia e formada no máximo de vinte e quatro lobinhos, que são divididos em quatro Matilhas de seis elementos. Cada matilha se identificam segundo as cores da pelagem dos lobos. Cada matilha é comandada por um Primo ou uma Prima, pois as matilhas podem ser mistas.
A Alcatéia é comandada pelo seu chefe o qual é chamado de Akelá e seus assessores de acordo com estória, podem ser: Baloo o urso, Bagheera a pantera negra, Káa a cobra.
Na Alcatéia existe as Leis da Jângal as quais Baloo ensinou a Mowgli.

Nossa Lei tem cinco artigos:

I O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
II O Lobinho pensa sempre primeiro nos outros.
III O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
IV O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
V O Lobinho diz sempre a verdade.

E a nossa Promessa diz:

Prometo fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria
Obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Nosso Lema é MELHOR POSSÍVEL.

Objetivos:
Desenvolvimento físico, intelectual, caráter, afetivo, social, espiritual, e a conviver com a natureza aprendendo a preservá-la.


Fonte: UEB

terça-feira, 17 de junho de 2014

XXIII Muteco

Nossos Lobinhos, Escoteiros, Sênior, Chefia e Diretoria do Grupo Escoteiro Xapeco participaram neste sábado dia 14/06/2014 do XXIII Muteco – Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, desenvolvido a nível Nacional. Pelas fotos se observa que eles gostaram muito. Fizeram sua parte com o plantio de flores e  embelezando a Praça Carlos Favaretto, próxima ao Colégio Rui Barbosa, nas mediações do SESC Chapecó. 
Na mesma oportunidade nossos jovens também participaram da campanha de conscientização  “Dez dicas para você Melhorar o Planeta” com uma panfletagem pelas avenidas e ruas centrais de Chapecó. Essa campanha faz parte do projeto “Mãos que Ajudam” da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O tempo colaborou e tivemos um dia espetacular, encerrando às 11:30h com um delicioso cachorro-quente oferecido pela igreja.
Parabéns a todos os participantes. Essas mãozinhas também fazem sua parte.





sexta-feira, 6 de junho de 2014

Festa Junina com data transferida


Campanha do Agasalho Unoesc em

Você sabia que o Grupo Escoteiro Xapeco esteve auxiliando a Unoesc na Campanha do agasalho 2014?

Foi Publicado no Facebook da chefia alguns dias antes da campanha a seguinte imagem 


 com a frase: "O que você prefere, deixar ou pegar o casaco?"
A ideia era sensibilizar a comunidade a doar roupas boas, inclusive os membros do grupo. A campanha foi sensacional. Foram arrecadadas mais de 3 mil peças de roupas, todas em ótimo estado.

O Grupo Escoteiro Xapeco auxiliou em dois momentos: Um grupo de Escoteiros, Senior e Chefia  na parte da manhã ajudaram na triagem e separação das peças e outro grupo de pais e mães dos membros juvenis auxiliaram na parte da tarde quando ocorreu a entrega das roupas às famílias carentes do bairro Seminário.


Grupo Escoteiro Xapeco juntamente com a comunidade Universitária da Unoesc Chapeco




VII Chá Alcateia

Aconteceu neste final de semana, dia 31/05/2014 o delicioso Chá da Alcateia. A chuva não deu trégua e nem assim atrapalhou o evento que lota a sede todos os anos. 
Obrigada a todos que participaram. Os lobos juntamente com suas famílias pelo empenho na venda dos ingressos, os patrocinadores, em especial os pais que ajudaram financeiramente e também com doações. Obrigada a todos que de uma forma ou outra sempre colaboram com nossos eventos.
Um grande abraço da chefia da Alcateia e até a próxima!

Confira outras fotos!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Missão Cumprida: X PARAJASC


 Encerrou no dia 31/05 o X Parajasc, onde o Grupo Escoteiro Xapeco prestigiou o evento e os atletas, auxiliando nas cerimônias de premiações. Muito mais que um serviço a comunidade a atividade mostrou exemplos de superação e força de vontade que marcaram os jovens que puderam participar. Foram mais de 20 cerimônias em diversos locais na cidade de Chapecó. Agradecemos a Secretaria Municipal de Esportes pelo convite e oportunidade, ficamos gratos por poder auxiliar em tão importante evento.
 Jovens participaram da entrega da premiação.


 Lobinha Maria fazendo sua parte.




A Escoteira Maria juntamente com outros Escoteiros participou da premiação colaborando com a entrega das medalhas aos atletas.


Lobinho Arthur Francisco dedicando suas atividades ao escotismo e como diz seu pai José Odir "Ele faz com muito prazer".


Obrigada a todos os membros juvenis que colaboraram e também a chefia que sempre se faz presente nas atividades.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

VII Chá da Alcateia

Vem aí o famoso chá da Alcateia do Grupo Escoteiro Xapeco.

Dia 31/05/2014, na sede do Grupo, Com início às 14:00 hs.

 

Ingressos com os lobos e com a Chefia!

Festa Junina

Uaii cumpadi, vem oce tamém pro nosso arraiá. Vai ser um festao!


Dia 07/06/2014, na sede do Grupo Escoteiro Xapeco. Inicio às 17:00 hs com muitas brincadeiras de São João, pipoca, quentão, comilanças, pescaria e a famosa fogueira.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Grupo auxiliará no JARAJASC



Fomos convidados pela Prefeitura Municipal de Chapeco a participar do PARAJASC que acontece em Chapeco de 26.05 a 31.05.2014.

O que fizemos?
R: Os Jovens levam as medalhas (na bandeja) na hora da entrega da premiação.
Como funciona?
R: Os membro juvenis interessados deverão entrar em contato com a chefia para colocar seu nome na relação. Os pais devem levar e buscar no local de premiação ou combinar com a chefia.


A chefia vai se revezar para acompanhar os membros juvenis no local e horário de entrega das medalhas.

Para maiores informações favor entrar em contato com a chefe de Seção

domingo, 11 de maio de 2014

As Alcateias estão em festa!

Neste dia 10/05/2014 iniciaram oficialmente  as atividades da segunda alcateia  do Grupo Escoteiro Xapeco "Alcateia Raksha". Trata-se de um marco nas atividades do grupo bem como para todos os membros - Escoteiros e Escotistas.

Nesta mesma data iniciaram 13 novos lobos, sendo 8 na Alcateia Raksha e 5 na Alcateia Baghera. Estamos todos em festa e muito felizes com a chegada destes Young Scouts. Sejam Bem Vindos pais e lobos.

Para surpresa e sorte dos recém chegados, já participaram de um Bivac (atividade de um dia). Por se tratar de vespera do dia das mães, cada lobo fez o presente para a mamãe  (um lindo porta retrato e um ótimo creme esfoliante), tudo para que ela fique mais linda e jamais esqueça o quanto seus "pequeruchos" a  AMAM.

A Alcateia Raksha fez ainda a sua primeira " Roca de Conselho" (Reunião de Lobos e Chefia) na qual se discute as questões da alcateia. Todos os lobos participaram com suas opiniões dos assuntos da pauta fortalecendo a amizade que já haviam feito durante o dia e os lobos velhos decidiram receber com muita alegria o lobos novos. Parabéns pela maturidade dos lobos velhos. Sintoma de Maturidade e grandes cidadãos.


Compromisso... De pai para filho



Compromisso, dedicação, educação, amizade, diversão. São algumas das qualidades que os pais vivenciam e transmitem aos seus filhos nas atividades escoteiras. Nesta foto o Valdecir Marcon que compõe a diretoria do Grupo Escoteiro Xapeco e seu filho Marco que teve sua passagem do ramo Escoteiro para o ramo Senior no ultimo Acampais (26 e 27/04/2014) ajudam a montar as atividades.

A família Marcon é um dos vários exemplos que temos no grupo. Quando a família participa do movimento ou acompanha as atividades  desenvolvidas o grupo fica mais forte e unido. O próprio jovem se sente mais responsável por estar em uma grande família.