sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Projeto EU POSSO




Aconteceu nesta quarta feira(16/12), a segunda parte do projeto EU POSSO...DAR UM ABRAÇO. A atividade teve inicio em Coronel Freitas, SC no dia 12 de dezembro de 2015 e encerrou-se em Chapecó, SC no dia 16 de dezembro. As atividades aconteceram em horários de grande movimentação de pessoas nas ruas de ambas as cidades, todos os participantes identificados com bandana com a logo do projeto, onde abordaram as pessoas transeuntes e lhes ofereceram "UM ABRAÇO" e com este gesto, lhes ofereceram uma mensagem de amizade e de paz.
Na abordagem foram entregues lembranças, uma pomba da paz, como símbolo da ação. Esta pomba estilizada, tinha uma mensagem de paz, possibilitando a pessoa que fixe a lembrança com a mensagem em sua residência, em local visível, para que a todo momento relembre a ideia de paz social e de solidariedade.
O projeto visa a distribuição de abraços às pessoas, promovendo uma espécie de integração entre o Movimento Escoteiro e a comunidade, e ainda, despertando nas pessoas o sentimento de que todos podemos ser mensageiros da paz, que no dia-a-dia, no lugar da hostilidade, podemos distribuir abraços que sirvam para despertar a paz entre os povos.
O programa Mensageiros da Paz é uma iniciativa da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, cujo objetivo é inspirar milhões de jovens de todo o mundo a trabalharem por sua comunidades, impactando-as positivamente, em prol da paz.
Mensageiros da Paz visa reconhecer a criança, o adolescente, o jovem e o líder adulto, por meio do seu envolvimento, participação e ação, como contribuintes e/ou agentes da paz.
Tendo por base tais diretrizes, e entendendo que a sociedade atual encontra-se carente de atitudes humanitárias, de paz frente as inseguranças do cotidiano, e de incentivo para superar as agruras da vida social, pessoal e profissional, as escotistas:Chefe Edinéia Cassiano e Chefe Rubia Dinara, ambas do 086/SC - Grupo Escoteiro Xapeco, da Cidade de Chapecó (SC), e Chefe Deisy Giuradelli, do 125/SC - Grupo Escoteiro Águias da Noite da Cidade de Coronel Freitas (SC) desenvolveram um projeto que pudesse ser desenvolvimento alinhando-se aos objetivos do Programa “Mensageiros da Paz”.Ao projeto deram o nome de “PROJETO EU POSSO....”, que envolveria inicialmente os Grupos Escoteiros aos quais pertencem as Chefes idealizadoras, e, principalmente, as comunidades das cidades de Chapecó (SC) e Coronel Freitas (SC).Com a definição da área de abrangência e buscando as parcerias necessárias para o desenvolvimento e execução, o projeto foi apresentado ao Grupo Escoteiro Xapecó, da Cidade de Chapecó (SC), e ao Grupo Escoteiro Águias da noite da Cidade de Coronel Freitas (SC), e posteriormente estendido convite ao Grupo Escoteiro Ximbangue da Cidade de Chapecó (SC), sendo que todos abraçaram, imediatamente, a idéia e engajaram-se no desenvolvimento e execução do projeto.Alinhado ao Programa “Mensageiros da Paz”, da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, teve-se inicialmente a idéia de se projetar não só para uma ação única e pontual, mas para ações periódicas, seqüenciais e de abrangência aberta, tendo como princípio instigar as pessoas a se auto questionar “EU POSSO....”.A idéia é que os participantes do projeto se perguntem: “EU POSSO...” fazer o quê? para contribuir com a idéia de paz social, de oposição à hostilidade, de não a violência e ao conflito (dimensões de comunidade do Programa Mensageiros da Paz).“EU POSSO....” indica um sem número de possibilidades ao participante para que possa contribuir com a paz e com a sociedade, especialmente aquela inserida no meio onde vive.
Com tais premissas delineadas, o grupo idealizador do projeto pretende reeditar o projeto a cada ano tendo sempre um novo “mote” que desperte na comunidade o senso humanitário e de paz. A título de 
exemplo podem ser citados: EU POSSO....Abraçar; EU POSSO....Ajudar; EU POSSO... Doar Sangue.; EU POSSO....Doar Orgaos; EU POSSO...Agradecer. Conforme destacado anteriormente, a idéia é fazer com que o projeto seja reconhecido como um “marco”, que desperte na comunidade o anseio de participar, de contribuir, e, principalmente, de promover o social e a O projeto EU POSSO... Dar um Abraço encerra sua primeira edição com sentimento de dever cumprido, com mais de 100 adultos envolvidos, todos voluntários como escotistas e diretoria, pais e mães de jovens que participam do movimento escoteiro. Tivemos mais de 150 membros juvenis participando entre 6 e 16 anos de idade, sendo eles lobinhos, escoteiros e sênior, todos com orgulho enorme de poder sorrir e abracar as pessoas mesmo sem conhece-las. Ainda tivemos vários registro de pessoas 
que ao serem abraçados se emocionavam e com os olhos cheios de lagrimas agradeciam imensamente a iniciativa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário